Serra da Cantareira

Boa noite!!! Um pouco de cicloturismo em São Paulo!!!

Faz tempo que não posto aqui, pois estou vontando a pedalar vagarosamente…

Hoje vou contar um passeio na Serra da Cantareira. Uma ou duas semanas antes de tentar fazer o caminho da fé completo, fui conhecer a Serra da Cantareira (zona norte de SP).

“A Serra da Cantareira é uma serra brasileira localizada ao norte da cidade de São Paulo, com 64.800 hectares de área. Abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, separados pela Serra da Pirucaia. Sua encosta sul pertence ao Parque Estadual da Cantareira, reserva possuidora de 7.916 hectares – o equivalente a 8 mil campos de futebol. Apresenta também normas rígidas de preservação da mata atlântica nativa, portando poucas trilhas. Já na face norte, em Mairiporã, encontram-se diversos bairros nobres, condomínios de alto padrão e estradas e trilhas destinadas à pratica de Mountain Bike”. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Cantareira

Para todos que querem fazer um passei diferente, tranquilo, com muita natureza, Vá conhecer o Horto e as trilhas na Serra, para o ciclista a única noticia ruim é que não pode andar de bicicleta, deve procurar o local correto que possua trilhas pra bike!!

As trilhas ficam agrupadas por nucleos, no meu caso fui conhecer o nucleo da Pedra Grande, la tem a trilha do Bugio, Lago das Carpas (o lago não possui carpas, pois lá habita uma lontra que as devorou!!!), da Bica, Fiqueira e a Pedra Grande. Porem dentro do nucleo você consegue caminha até outros nucleos, portante podendo conhecer outras trilhas como das aguas clara (não continuei o caminho pois o tempo estava fechando e não queria pegar chuva) fui um pouco depois do da pedra grande. A pedra grande um imirante de SP!

Para quem mora na zona oeste o cominho até lá é bem tranquilo, possui apenas duas subidas chatinhas, uma é na entrada da Av. Santa Inés, porem curta (um ou dois quarteirões) e o ultimo quarteirão para ir a entrada do nucleo da pedra grande.

Chegando lá, paguei R$5,00 de entrada e deixei a bicicleta portaria. Logo na entrada você irá encontrar sanitario, uma fontizinha, uma sala onde possui animais empalhados e um pouco da historia da serra, de cara tem a trilha da Bica, além disso existe o Paulo, um senhor que pelo seu conhecimento trabalha lá a muitos anos e ajuda a cuidas das trilhas e uma mulher que fica la para recepcionar as pessoas.

Mapa:

Vale lembrar que o caminho é em terreno asfaltado, (menos nas trilhas) e longas subidas, recomendo um pouco de preparação fisica, pois vi algumas pessoas “sofrendo” um pouco para chegar na pedra grande, inclusive um pessoal desistindo.

ahhh, quase ia esquecendo.. La é sempre bom observar o movimento nas arvores, Vi os bugios (macacos) e uma familia de de uns 15 quatis!!

Agora um pouquinho das fotos!!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Cicloturismo São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Serra da Cantareira

  1. Rebeca disse:

    Oi Chris!
    Adorei o post sobre o Parque da Cantareira…. eu já estive lá algumas vezes e conheci todos esses lugares! Também adorei a vista da Pedra Grande… é sensacional! Dá pra ficar horas lá admirando a cidade e recuperando o fôlego… rs
    Beijos!

    • Christian Ferreira disse:

      Olá, td bom?!

      Fico feliz que tenha gostado do Post…!
      Muito legal mesmo.. muito bonito la!!!

      Agora estou curioso para conhecer os outros nucleos… em breve mais posts….
      beijoos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s